Tempo estimado: 20 minutos
Como você organiza uma grande coleção de informações em um documento ou site coeso? Ou, como você reorganiza um documento ou site confuso existente em algo acessível e útil? As seguintes táticas podem ajudar:
Você pode organizar uma coleção de informações em documentos independentes mais longos ou em um conjunto de documentos interconectados mais curtos. Um conjunto de documentos interconectados mais curtos é frequentemente publicado como um site, wiki ou formato estruturado semelhante.
Alguns leitores respondem mais positivamente do que outros a documentos mais longos. Considere as seguintes perspectivas de dois leitores hipotéticos para os quais você está escrevendo a documentação:
Então, você deve organizar seu material em um único documento ou em um conjunto de documentos em um site? Considere as seguintes diretrizes:
O restante desta unidade abrange técnicas que podem ser úteis para escrever documentos mais longos, como tutoriais e alguns guias conceituais.
Esta seção sugere algumas técnicas para planejar um documento mais longo, incluindo a criação de um esboço e a redação de uma introdução. Depois de concluir o primeiro rascunho de um documento, você pode revisá-lo em relação ao esboço e à introdução para garantir que não tenha perdido nada do que pretendia originalmente cobrir.
Começar com uma estrutura de tópicos de alto nível pode ajudá-lo a agrupar tópicos e determinar onde mais detalhes são necessários. O esboço ajuda você a mover os tópicos antes de começar a escrever.
Você pode achar útil pensar em um esboço como a narrativa do seu documento. Não há uma abordagem padrão para escrever um esboço, mas as diretrizes a seguir fornecem dicas práticas que podem ser úteis:
Revise e atualize o seguinte esboço geral de uma introdução a um longo tutorial. Para resolver este exercício, você pode fazer o seguinte:
## História do projeto Descreve a história do desenvolvimento do projeto. ## Pré-requisitos Lista conceitos com os quais o leitor deve estar familiarizado antes de começar, bem como quaisquer requisitos de software ou hardware. ## Design do sistema Descreve como o sistema funciona. ## Público Descreve a quem o tutorial se destina. ## Configurando o tutorial Explica como configurar seu ambiente para seguir o tutorial. ## Solução de problemas Explica como diagnosticar e resolver problemas potenciais que podem ocorrer enquanto o leitor segue o tutorial. ## Terminologia útil Lista definições de termos que o leitor precisa saber para seguir o tutorial.
Segue uma possível solução:
## Público
Descreve a quem o tutorial se destina.
## Pré-requisitos
Lista conceitos com os quais o leitor deve estar familiarizado antes de começar, bem como quaisquer requisitos de software ou hardware.
## Configurando o tutorial
Explica como configurar seu ambiente para seguir o tutorial.
## Terminologia útil
Lista definições de termos que o leitor precisa saber para seguir o tutorial.
Se os leitores de sua documentação não acharem o assunto relevante, provavelmente o ignorarão. Para definir as regras básicas para seus usuários, recomendamos escrever uma introdução que inclua as seguintes informações:
Lembre-se de que você precisa que sua documentação seja fácil de manter, portanto, não tente cobrir tudo na introdução.
O parágrafo a seguir demonstra as ideias da lista anterior como uma visão geral para uma plataforma hipotética de publicação de documentos chamada Froobus:
Este documento explica como publicar arquivos Markdown usando o sistema Froobus. Froobus é um sistema de publicação que roda em um servidor Linux e converte aquivos Markdown em páginas HTML. Este documento destina-se a pessoas que estão familiarizadas com a sintaxe Markdown. Para saber mais sobre a sintaxe, consulte as referências sobre Markdown. Você também precisa se sentir confortável executando comandos simples em um terminal Linux. Este documento não inclui informações sobre instalação ou como configurar um sistema de publicação Froobus. Para obter informações sobre a instalação do Froobus, consulte o tópico de Primeiros Passos.
Depois de concluir o primeiro rascunho, verifique todo o documento em relação às expectativas estabelecidas no texto introdutório. Sua introdução dá uma visão geral e precisa dos tópicos que você cobre? Você pode achar útil pensar nesta revisão como uma forma de garantia de qualidade da documentação (QA).
Para este exercício, revise a introdução a seguir sobre um guia de práticas recomendadas para uma linguagem de programação hipotética chamada F@. Remova qualquer informação que você considere irrelevante neste contexto e adicione qualquer informação que você ache que está faltando.
Este guia lista as melhores práticas para trabalhar com a linguagem de programação F@. F@ foi desenvolvido em 2011 como um projeto comunitário de código aberto. Este guia complementa o guia de estilo F@. Além das práticas recomendadas neste guia, certifique-se de instalar também o linter de linha de comando F@ e de executá-lo em seu código. A linguagem de programação é amplamente adotada na indústria da saúde. Se você tiver sugestões para adições à lista de melhores práticas, registre uma issue no repositório de documentação F@.
Segue uma possível solução:
Este guia lista as melhores práticas para trabalhar com a linguagem de programação F@. Antes de revisar este guia, conclua o tutorial introdutório para novos desenvolvedores em F@. Este guia complementa o guia de estilo F@. Além das práticas recomendadas neste guia, certifique-se de instalar também o linter de linha de comando F@ e de executá-lo em seu código. Se você tiver sugestões para adições à lista de melhores práticas, registre uma issue no repositório de documentação F@.
Fornecer navegação e sinalização para seus leitores garante que eles possam encontrar o que estão procurando e as informações de que precisam para se libertar.
A navegação clara inclui:
As dicas nas seções a seguir podem ajudá-lo a planejar os títulos em sua documentação.
Escolha um título que descreva a tarefa em que seu leitor está trabalhando. Evite títulos que dependem de terminologia ou ferramentas desconhecidas. Por exemplo, suponha que você esteja documentando o processo de criação de um novo site. Para criar o site, o leitor deve inicializar o framework Froobus. Para inicializar o framework Froobus, o leitor deve executar a ferramenta de linha de comando carambola
. À primeira vista, pode parecer lógico adicionar um dos seguintes títulos às instruções:
carambola
Mas, a menos que seus leitores já tenham muita experiência com a terminologia e os conceitos deste tópico, um título mais familiar pode ser preferível, como Criando o site.
A maioria dos leitores aprecia pelo menos uma breve introdução em cada título para fornecer algum contexto. Evite colocar um título de nível três imediatamente após um título de nível dois, como no exemplo a seguir:
## Criando o site ### Executando o comando `carambola`
Neste exemplo, uma breve introdução pode ajudar a orientar o leitor:
## Criando o site Para criar o site, você executa a ferramenta de linha de comando `carambola`. O comando exibe uma série de prompts para ajudá-lo a configurar o site. ### Executando o comando `carambola`
Ajudar os leitores a navegar pela documentação os ajuda a encontrar as informações de que precisam para usar sua ferramenta com sucesso. Muitas vezes, um sumário ou esquema claro e bem organizado funciona como um mapa que ajuda seus usuários a navegar pela funcionalidade de sua ferramenta.
Para este exercício, melhore o esboço a seguir. Você pode reorganizar, adicionar e excluir tópicos e também criar entradas secundárias.
Sobre este tutorial Tópicos avançados Construir a árvore de navegação de recursos Definir caminhos de recursos Definindo e construindo projetos Iniciar o ambiente de desenvolvimento Definindo e construindo recursos O que vem a seguir Definir recursos de imagem Público Veja também Criar um recurso de imagem Definir um projeto de imagem Construir um projeto de imagem Configurando o tutorial Selecionar a raiz dos recursos do tutorial Sobre este guia
Segue uma possível solução:
## Sobre este tutorial
### Público
### Sobre este guia
### Tópicos avançados
## Configurando o tutorial
### Selecionar a raiz dos recursos do tutorial
### Iniciar o ambiente de desenvolvimento
### Construir a árvore de navegação de recursos
### Definir caminhos de recursos
## Definindo e construindo recursos
### Definir recursos de imagem
### Construir um projeto de imagem
## Definindo e construindo projetos
### Definir um projeto de imagem
### Construir um projeto de imagem
## Definindo e construindo bancos de dados
### Definir um banco de dados
### Construir um banco de dados
## Enviando, publicando e consultando um banco de dados
### Enviar um banco de dados
### Publicar um banco de dados
### Consultar um banco de dados
## Configurando regras de visualização para dados vetoriais
### Definir, configurar e construir dados vetoriais
## Veja também
### Exemplos de arquivos de dados
## O que vem a seguir
Aprender novos conceitos, ideias e técnicas pode ser uma experiência gratificante para muitos leitores que se sentem à vontade para ler a documentação em seu próprio ritmo. No entanto, ser confrontado com muitos novos conceitos e instruções muito rapidamente pode ser esmagador. Os leitores são mais propensos a serem receptivos a documentos mais longos que progressivamente divulgam novas informações a eles quando precisam. As técnicas a seguir podem ajudá-lo a incorporar a divulgação progressiva em seus documentos:
O conteúdo desta página é uma tradução livre e adaptada. O material original está disponível em inglês no Google Developers sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).