Criar um projeto

Esta seção do tutorial explica:

Criar um projeto inicial

  1. Crie um diretório vazio no seu disco rígido. Esse diretório será o local onde o seu projeto ficará armazenado. Para este tutorial, considere o seguinte local de exemplo: c:\projeto-tutorial.

  2. Acesse o terminal do prompt de comando do Windows. No terminal, navegue até o diretório que você criou no passo anterior.

  3. Execute o comando jekyll new seguido do nome do seu projeto. Como o nome do projeto neste tutorial é projeto-tutorial, o comando ficará assim:

     jekyll new projeto-tutorial 
    

    Este comando faz com que o Jekyll crie uma pasta onde serão instalados os arquivos necessários para o projeto inicial. Ao terminar a instalação do projeto, o prompt mostrará um aviso confirmando a criação da pasta.

Fazer o build e abrir o site gerado

  1. No prompt de comando, certifique-se de que você está posicionado no diretório onde seu projeto foi instalado. No exemplo deste tutorial, o local é este: c:\projeto-tutorial\projeto-tutorial.

  2. Execute o seguinte comando para fazer um build do seu projeto:
     bundle exec jekyll serve
    
  3. Quando aparecer a mensagem indicando que o build foi finalizado, abra um navegador de sua preferência e acesse o seguinte endereço: http://localhost:4000/

Com isso você já poderá ver a versão inicial do seu site gerado.

Como funciona o build

No Jekyll você precisa compilar os arquivos do seu projeto para gerar os arquivos do site e visualizá-los no navegador. Este processo é chamado de build.

Sempre que você alterar um arquivo, é preciso fazer um novo build do projeto antes de visualizar a alteração.

Toda vez que você faz o build, os arquivos são disponibilizados em um servidor local da sua máquina.

Tipos de build

Existem diferentes tipos de build. Estes são os mais comuns:

bundle exec jekyll serve ou bundle exec jekyll s — faz um build inicial do projeto e inicia o servidor local. Este tipo de build fica em constante execução, monitorando as alterações que você faz no seu projeto e atualizando os arquivos no output. Por padrão, o servidor local é iniciado na porta 4000.

bundle exec jekyll serve --port 4001 — faz o mesmo que o tipo de build explicado acima, mas inicia o servidor em uma porta de sua escolha (substituindo o 4001). Este tipo de build é especialmente útil quando você quer executar mais de um site ao mesmo tempo, rodando cada servidor em uma porta diferente.

bundle exec jekyll serve --skip-initial-build — apenas inicia o servidor local, sem fazer um build inicial do projeto.

Sempre que você faz um build do seu projeto, todos os arquivos com extensão .md (Markdown) são convertidos para .html no output do seu site. Os arquivos originais do seu projeto permanecem com o formato .md.


Próximo: